quarta-feira, 28 de março de 2012

RECOMENDAÇÕES PARA NOVOS AUTORES


O Rato Escritor

Hoje indicarei dois blogs que irão ajudar os novos autores que querem publicar suas obras ou apenas aprender um pouco mais sobre como é a vida de um autor que vive de suas criações.

Também falarei um pouco sobre uma obra que comecei a ler este final de semana, de um autor que conheci recentemente por intermédio da minha cunhada (a Lucimara) e que recomendo com certeza para todos que gostam de uma boa obra, que nos faz pensar.

Novos autores sofrem para serem publicados. Isto eu posso dizer com certo conhecimento de causa, pois estou embrenhado na árdua e nobre tarefa de escrever um livro.

Por esse motivo conheço alguma coisa sobre as dificuldades que um novo autor enfrenta na hora de publicar sua obra (apesar de eu ainda não ter chegado no ponto de tentar publicar, pois meu livro ainda não está pronto, já li e pesquisei muito a respeito).

O desafio dos novos autores não é necessariamente escrever o livro, pois alguém que se propõe escrever um livro certamente o faz porque gosta.

A dificuldade mesmo é na hora de divulgar sua obra e principalmente na hora publica-la.

Eu tenho para mim que o principal motivo para esta dificuldade é que as grandes editores, assim como toda a indústria do entretenimento hoje, evitam apostar em novos talentos, preferindo colocar seu investimento em obras de autores já consagrados e que são garantia de retorno financeiro.

Mas este é um pensamento muito simplista e com certeza não posso dizer que sou contra as grandes editoras pensarem desta forma. Até porque aparecem sim novos autores. Mas não foi fácil para eles “aparecerem” para as grandes editoras.

Também há outras dificuldades para um autor iniciante, de variadas naturezas; editoras pequenas cobram para publicar um livro (o que pode ser uma furada), não sei se existem prêmios literários voltados para divulgar novos talentos, mas se existem eles não são divulgados de forma adequada. Enfim. Estas são algumas opiniões minhas.

No momento não falarei destas dificuldades de forma aprofundada. Mas recomendarei dois sites que me ajudaram bastante a compreender muito sobre as peculiaridades que um autor iniciante enfrenta.

Falo de um podcast de um blog muito conhecido; o Jovem Nerd. O podcast em questão (ou melhor dizendo, NerdCast em questão) é o de número 215, cujo título é Profissão Autor. (http://jovemnerd.ig.com.br/nerdcast/nerdcast-215-profissao-autor/)
Neste NerdCast o Jovem Nerd e o Azaghal (autores do Blog) conversam com Eduardo Spohr (autor do livro A Batalha do Apocalipse e Filhos do Eden) e Fábio Yabu (conhecido por Princesas do Mar e Combo Rangers, além de outras obras) sobre vários aspectos da vida de um autor, desde a criação até a publicação de sua obra.

Para quem quer se embrenhar nesta vida de autor eu reforço e frizo; este NerdCast é recomendadíssimo.

Também há um outro Blog que é muito interessante para autores iniciantes, falo do NerdEscritor. Nele há também espaço para que os novos autores divulguem seus trabalhos publicando-os em forma de contos no Blog. (http://www.onerdescritor.com.br/)

Dadas as recomendações para os novos autores de plantão eu parto para o próximo tópico deste POST! Ocorre que conheci recentemente Ulisses Góes, autor do livro Efeito Cacaos.

Comecei a ler o livro deste novo autor ainda este final de semana e já estou no terceiro capítulo.

O livro fala sobre o retorno de um jovem a sua terra natal, porém a história se passa em um ambiente apocalíptico; o mundo está mergulhado em uma guerra que se iniciou no fatídico 11 de setembro de 2001 e as pessoas ainda estão as voltas com a iminente queda de um meteoro cujo impacto terá consequências sobre toda a vida na Terra.

Não falarei muito mais sobre o livro, até porque ainda não conclui a leitura. Mas posso dizer que Efeito Cacaos é um livro que nos faz pensar sobre muitas coisas.


Ulisses Góes é um autor que merece destaque e espero que logo ele possa “aparecer” para alguma editora.

Assim que eu concluir a leitura de Efeito Cacaos irei começar a fazer um resenha sobre o livro para postar aqui em RatosLetrados.


Abaixo deixo os links para os site em que Ulisses divulga sua obra.


Efeito Cacaos é uma ótima dica de leitura que deixo para vocês.
Até o próximo POST.

O Rato Escritor

Nenhum comentário: