quinta-feira, 29 de março de 2012

BIBLIOTECA??? O QUE É ISSO???


Lendo o Jornal da Ciência do dia 28/03/2012 (ontem) eu vi uma matéria que me chamou a atenção, o seu título era: “Cerca de 75% dos brasileiros jamais pisaram em uma biblioteca”. (http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=81761)



O que mais chama a atenção nesta matéria é que ela também diz que apesar dos 75% que nunca pisaram em uma biblioteca, um percentual parecido; 71%, tem fácil acesso a ela. E não estamos falando de pessoas que não leem necessariamente, neste percentual inclui-se também pessoas que apesar de lerem, comprarem livros e até frequentarem livrarias não possuem o hábito de frequentar bibliotecas.
Mas porque afinal frequentaríamos uma biblioteca?

Pensando nisso lembrei do meu irmão (Ériton) e tracei um paralelo entre ele e eu; ele é um frequentador de biblioteca enquanto eu não piso em uma desde sei lá quando (a ultima vez que estive em uma eu ainda não havia concluído o ensino colegial).
Meu irmão costuma emprestar muitos livros na Biblioteca, enquanto eu costumo ler no computador por uma questão de praticidade e por causa da correria do trabalho.
Ele lê na Biblioteca também, enquanto eu leio no ambiente de trabalho e em outros lugares nos quais sou obrigado a me concentrar em outras coisas além da leitura.
A diferença fundamental entre a “leitura” do meu irmão e a minha “leitura” talvez esteja na qualidade da mesma. Ele lê em um ambiente muito mais propicio para a concentração enquanto eu leio em um ambiente cheio de distrações e preocupações.
Antigamente, quando eu dispunha de mais horas no meu dia (ou seja, quando ainda não trabalhava) eu tinha o costume de ler e me lembrar de páginas inteiras dos livros que estava lendo (cheguei a ser capaz de recitar as quatro primeiras páginas do livro “O Chamado Selvagem” de Jack London), não que decorar sei lá quantas páginas seja importante (pois não é), mas eu lembrava mais sobre a leitura que eu fazia e isto é fundamental para uma boa leitura. Já hoje eu termino um livro com a sensação de precisaria o ler outras 100 vezes para assimilar melhor o conteúdo.
Tenho que parar com este hábito (martelado em minha cabeça pelas exigências da profissão) de querer fazer mil coisas ao mesmo tempo.
Talvez seja uma saída para mim passar a frequentar uma biblioteca. Neste ponto, penso que a Biblioteca deve passar a ser vista como uma opção de lazer, pois este é um dos fatores para que tantos brasileiros continuem passando longe delas; eles a veem como um ambiente para se fazer pesquisa, estudar, mas não para lazer.
Vou conversar com meu irmão e vamos fazer um checkup da biblioteca mais próxima no mundo de Oz. Relataremos o que a biblioteca de Oz tem a oferecer aos seus habitantes (e o que por ventura ela poderia ter e não tem).
Caso você seja um frequentador de bibliotecas ou tenha visitado uma recentemente, por favor, compartilhem conosco suas experiências. Vamos divulgar e estimular o uso das Bibliotecas como opção de lazer.
Eu recomendo a leitura da matéria no site Jornal da Ciência (link no final do primeiro parágrafo).
Por hora é só! Até o próximo Post!
O Rato Escritor

Nenhum comentário: